quarta-feira, 28 de julho de 2010

Espiritualidade. Você tem a sua?

Olá Pessoal!!

Hoje queria falar sobre um tema um tanto quanto polêmico! Principalmente para pessoas que moram em cidades grandes (até mesmo pequenas...acho que hoje em dia qualquer lugar tá corrido, não é?), que trabalham, ou estudam e tem as suas horas contadas e acaba restando pouco tempo para lazer e pouco tempo para se dedicar a sua espiritualidade.

Religião. Você sabe o significado dessa palavra? Ou melhor, qual o significado para você?

Uma vez (não sei quem e não lembro aonde, sinceramente!!)ouvi uma definição que me identifiquei muito e mesmo sem saber se é o mais correto significado da palavra acredito e sempre entendi religião desta forma. Dizia que Religião, vem de "re" ligar, ligar-se a algo superior. Acho essa definição fantástica, porque é universal, não define qual crença é mais correta, não define um Deus e isso nos torna iguais. Sempre achei que as religiões acabam separando (e não ligando) as pessoas, você sempre ouve falar que tal pessoa não aceita tal coisa porque a religião dela é contra ou a favor...e aí vão inúmeros exemplos,que se fossem debater aqui ia acabar o limite de espaço!! E que também nem tenho bagagem para debater!! RSS!! De fato, respeito e valorizo todas as crenças! Nasci e fui batizada católica, e respeito e sempre acreditei...mas devo assumir que sempre tive a minha forma de rezar e ter Deus na minha vida,talvez diferente da maioria dos católicos.

Hoje em dia é incomum você encontrar uma pessoa jovem (na casa dos 20 aos 30) que realmente se dedique a uma religião. Esses dias uma amiga minha de Maringá contou que era professora de catecismo, todo mundo ficou surpreso. Por que afinal, quantos de vocês tem uma amiga que dá aula de catecismo? Eu mesmo não conheço ninguém, exceto minha irmã que é super engajada e comprometida com a igreja local dela. Mas vamos combinar, NÃO É COMUM...

Chega uma hora na vida que é super importante ter uma crença, algo que você se dedique. Eu vejo por mim, morando sozinha, em São Paulo, trabalhando que nem uma louca...chega mesmo uma hora do seu dia, da sua semana que você precisa encontrar um lugar pra respirar, refletir sobre si, sobre sua conduta com o mundo,com os outros...

Aproveitando e falando na cidade de São Paulo, aqui você tem muitas possibilidades, para os mais curiosos é possível vivenciar de tudo! No meu departamento do trabalho tem pessoas que são espíritas, batistas, católicas, budistas e sempre conversamos muito sobre isso, de como é, de onde é e as linhas de pensamento.

Eu sempre fui muito questionadora, curiosa e sempre busquei algo que realmente me fizesse me sentir acolhida, me sentir bem.Um dia resolvi ler sobre o budismo e pelo pouco que li me identifiquei muito (isso é super importante IDENTIFICAÇÃO) e resolvi procurar aqui em São Paulo um lugar que me possibilitasse conhecer mais sobre. Fui a vários lugares até que encontrei o Templo Zu Lai (www.zulai.org.br).




O templo é um lugar lindo (como você pode constatar nas fotos!), e a princípio é um lugar que não causa a tal identificação que disse, pois a grande maioria são pessoas orientais(falando chinês o tempo todo!)...a primeira impressão é essa, mas se você está disposto a sair da sua zona de conforto e tentar entender tudo aquilo, você é muito bem recebido por todos!! O templo já vem fazendo cerimônias em português (toda 1º e 3º sábado do mês) e a grande maioria dos voluntários são brasileiros e estão a disposição para tirar toda e qualquer dúvida.




O templo fica na rodovia Raposo Tavares, o que torna o deslocamento um pouco difícil durante a semana e por isso há o Centro de Meditação da Liberdade. Lá você encontra grupo de estudos, aula de meditação, tai chi, culinária vegetariana e muitas outras atividades.



No site www.zulai.org.br vocês podem conferir as atividades e os endereços!!




Um dos conceitos que mais gosto no Budismo é o do Nobre Caminho Óctuplo, representada pela Roda do Darma, que tem oito raios que corresponde a um elemento do Nobre Caminho, que são:

1. Visão Correta
2. Pensamento Correto
3. Fala Correta
4. Ação Correta
5. Meio de Vida Correto
6. Esforço Correto
7. Atenção Correta
8. Concentração Correta



Se despertou sua curiosidade para ler sobre, outra dica legal é o site www.dharmanet.com.br, vale a pena dar uma olhada!!

E ai? Você acha importante ter uma espiritualidade? o que você faz para se dedicar a sua crença? Como você se liga com o seu Deus?

Deixe seu cometário e sua dica de lugares em São Paulo (ou outros lugares)que as pessoas possam conhecer outras religiões!!

Por hoje é isso!

O MI TO FO!!

K.

" A prática budista deve começar com quem somos e o que fazemos. Primeiro, aprendemos a controlar os impulsos negativos do corpo. Isso é a moralidade. Em seguida, aprendemos a controlar a mente. Isso é a meditação. Então, aprendemos a compreender as verdades profundas da vida. Isso é a sabedoria. Cada estágio depende do anterior".

Venerável mestre HSING YÜN

Um comentário:

  1. Vejo como é importante o papel das crenças, se antes a religiosidade era fundamental na vida das pessoas, na politica e na sociedade de modo geral,hj não tem mais essa força. E como ficamos com essa falta...será que buscamos colocar pessoas, expectativas, idealizações e sonhos no lugar dessa falta? Acho mto legal resgatar esse aspecto. Só posso elogiar e incentivar quem se apropria dessa busca independente da religião!
    bjooss Prizinha

    ResponderExcluir